TDAH em adultos

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um quadro que surge durante o desenvolvimento infantil (até os 12 anos) e sua apresentação clínica envolve alterações atencionais e de comportamento (inquietação motora, impulsividade), e em interferem de maneira negativa no ambiente escolar, domiciliar e/ou outros.

Estima-se que 2,5% dos casos de TDAH persistem na vida adulta e nesta fase ocorre um impacto no trabalho, estudos, relações interpessoais, finanças entre outras. Com isso há um prejuízo na qualidade de vida (Geffen & Forster, 2018; Paes 2018, Volkow & Swanson, 2013, House e Camargos Jr, 2005).

Se você ou as pessoas com quem convive, percebem:

  • – Dificuldade de atenção persistente, cometer erros constantes tornando o trabalho impreciso e com baixa qualidade;
  • – Dificuldade para manter-se concentrado em tarefas prolongadas, aulas, reuniões ou mesmo realizar leituras;
  • – Dificuldade para seguir instruções até o fim;
  • – Postergar a conclusão de uma tarefa ou um trabalho, não conseguir gerenciar o tempo, e, consequentemente ter dificuldades para cumprir prazos;
  • – Apresentar sensação de inquietude: se sente desconfortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões;
  • -Frequentemente fala demais, termina frases dos outros e não consegue aguardar a vez de falar;
  • – Não persiste em atividades que lhe são desinteressantes;
  • – Apresentar uma tomada de decisão prejudicada.

Estas características podem estar associadas ao TDAH e apesar do grande impacto que estes sintomas causam na vida, há maneiras de minimizá-los.

O tratamento psicoterapêutico, sendo a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) a mais utilizada nestes casos. Em alguns casos há necessidade de associar medicação para uma melhor resposta, sendo esta prescrita por um Neurologista clínico ou Psiquiatra.

A avaliação neuropsicológica pode auxiliá-lo no diagnóstico e na implementação de ações para melhoria de sua qualidade de vida.

 

(Texto de Alessandra Shenandoa Heluani – Psicóloga e Neuropsicóloga/ Mestra em Ciências pela FMUSP). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *