Os benefícios de uma boa noite de sono

Alimentação adequada, atividade física e distanciamento do celular antes de dormir são algumas das dicas dos especialistas

Por Fernanda Lima

Tem coisa melhor do que uma boa noite de sono? Descansar o corpo e a mente traz resultados que se refletem ao longo do dia, tais como mais ânimo e disposição para enfrentar o que vier pela frente. O oposto também traz consequências. Não dormir bem pode causar sonolência ao longo do dia e incapacidade de realizar as atividades corriqueiras.

De acordo com o Dr. Fábio Porto, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, o sono é um processo fundamental para o funcionamento do cérebro e do corpo. É ele que regula as funções cerebrais, modula o humor e é importante para o processamento da memória. “Um sono adequado é um requisito para uma boa qualidade de vida. Do contrário, é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência diurna, alterações cognitivas, de humor e irritação, além de aumento do apetite e ganho de peso”, alerta.

A nutricionista Priscila Gomes, do Mundo Verde, destaca ainda que dormir bem é fundamental para o funcionamento do organismo como um todo. “Quando a pessoa não dorme bem, não há produção adequada de serotonina (hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar), aumentando os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse). Esta desregulagem pode desencadear sintomas como dores musculares, falta de concentração, falha de memória, depressão, ansiedade, diminuição da libido, atraso no crescimento, maior propensão a doenças cardiovasculares e diabetes, imunidade baixa, além de maior risco de acidentes no trânsito e trabalho”, conta a especialista.

Alimentação é fundamental

Vários pontos podem nos ajudar a ter uma boa noite de sono. Dentre eles está a escolha certa dos alimentos. Priscila destaca os alimentos que auxiliam na qualidade do sono:

  • Alimentos ricos em triptofano, como nozes, cereais integrais como aveia, mel, tomate, iogurte, leite, banana, tâmaras, ovo, etc.
  • Os chás também podem contribuir com uma boa qualidade de sono. Os mais indicados são: camomila, melissa, jasmim, maracujá, capim cidreira, entre outros. As bebidas devem ser preparadas com infusão, não podem ser adoçadas e reaquecidas.

A nutricionista também sugere o consumo do SleepAtive, disponível nas lojas Mundo Verde. O chá é composto por capim limão, erva-doce, jasmim, melissa e camomila. Essas ervas contribuem na melhora da qualidade do sono e relaxamento, diminuindo quadros de ansiedade e o cansaço físico e mental.

Outra dica da especialista é não consumir alimentos que favorecem a insônia, como café, refrigerante a base de cola, chá preto, chá mate, chocolate, açúcar, álcool, pimenta, comidas gordurosas e estimuladores em geral.

Dicas para dormir bem

Confira algumas dicas do Dr. Fábio Porto para dormir bem:

– Crie o hábito de dormir e acordar sempre no mesmo horário;
– Evite sonecas de mais de 45 minutos durante o dia;
– Pratique esportes, mas pare de fazer exercícios pelo menos 3 horas antes de dormir;
– Evite a proximidade com eletrônicos e celulares duas horas antes de dormir;
– Mantenha a tela do celular desligada, pois ela emite um espectro de luz azul que inibe a melatonina (hormônio do sono);
– Durma em um quarto aconchegante, tranquilo e escuro;
– Evite o consumo de comidas pesadas e gordurosas antes de dormir;
– Se for para cama e demorar mais de meia hora para dormir, levante-se e procure outra coisa para fazer. Quando o sono chegar, retorne para cama.

Além disso, o médico explica que não existe um número de horas estipuladas para uma boa noite de sono. “O número varia de acordo com a idade. O importante é ter um sono bom em termos de qualidade. Acordar reparado, não ter sono diurno e ter disposição são sinais de sono adequado”, finaliza o Dr. Fábio.

Por Fernanda Lima

Créditos: Mundo Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *