Matéria Hoje em Dia R7 | 27/05/2020

A necessidade do isolamento social por causa da pandemia do coronavírus dificultou o tratamento de pessoas com diferentes doenças, entre elas, as vítimas do Mal de Alzheimer. Uma das boas alternativas são as bebês reborn, que parecem crianças e se tranformam em grandes aliados no tratamento da demência.

Créditos: Recordtv.r7.com

Relaxar mais e aprender sempre: esses e outros hábitos que adiam o envelhecimento do cérebro

idosa tranquila descansa na rede
(Imagem: Getty Images)

Estudar, ler e aprender novas habilidades contribuem para melhorar a comunicação entre os neurônios e incentivar novas conexões entre eles, o que é benéfico para evitar falhas cognitivas e retardar o aparecimento ou a progressão de demências.

O Dr. Fábio Porto, neurologista da Clínica Everest, falou sobre esses e outros hábitos que adiam o envelhecimento do cérebro para o site da Vogue. Acesse o material.

Por que crianças autistas são sensíveis ao barulho dos fogos de artifício?

criança com as mãos no ouvido
(Imagem: iStock)

Entenda por que as crianças autistas são sensíveis ao barulho dos fogos de artifício, nesta matéria do portal UOL com a participação do Dr. Marcos Escobar, neuropediatra da Clínica Everest.

Jornal da Cultura | 17/12/2019

Inventado há mais de quatro décadas, o cubo mágico continua fazendo sucesso. A versão mais comum do brinquedo é a 3x3x3, composta por 6 faces de 6 cores diferentes e o objetivo do jogo é montá-lo de forma que as suas faces tenham apenas peças da mesma cor.

Trata-se de um quebra-cabeça que ativa várias áreas do cérebro e esses estímulos frequentes auxiliam a desenvolver o raciocínio e podem aumentar a resistência contra doenças degenerativas como o Alzheimer. O Dr. Fábio Porto, neurologista da Clínica Everest, falou sobre o assunto em entrevista ao Jornal da Cultura.

Créditos: TV Cultura